Novas Tecnologias em Carros

A tecnologia da indústria automóvel está tão avançada, que já só falta ver um carro voar. É que até sozinhos eles já conseguem se deslocar!

O sonho dos carros voadores, elemento que sempre povoou o imaginário (infantil e não só) futurista do século XX, é algo que de certo jeito já foi conseguido mas que no mundo atual não tem ainda lugar, pois não haveria forma de controlar o tráfego aéreo dos carros – para isso existem já os aviões e os helicópteros.

Mas outras inovações vieram trazer até nós carros com sensores de proximidade que ajudam a estacionar e a manter uma distância segura de outros carros, todo o tipo de conforto imaginável no interior dos veículos, elementos de segurança que em situação normal garantem que quem viaja dentro e quem está perto estará seguro e sim, carros que circulam sozinhos – ainda com algumas limitações, mas o fato é que conseguem circular sozinhos de uma forma totalmente autónoma, dentro daquilo para que tenham sido programados.

E claro, tem o GPS, que é atualmente uma ferramenta indispensável para a maioria dos condutores quando estão fora do seu espaço conhecido.

A Ford laça o sistema de comunicação C-V2X

A última novidade das inovações tecnológicas na indústria automóvel foi dada este ano pela marca americana Ford. O sistema C-V2X é uma tecnologia que, a partir do momento em que a rede 5G ficar disponível, vai permitir um tipo de comunicação até agora inexistente.

O carro vai passar a poder comunicar com outros carros, com os sinais de trânsito e até mesmo com pedestres que tenham com eles um celular com tecnologia 5G.

Esta inovação vai permitir maior segurança entre veículos e entre veículos e pedestres e também vai prevenir situações complicadas, como por exemplo a aproximação de uma viatura de emergência, pois todos os carros com essa tecnologia irão automaticamente abrir caminho para a sua passagem.